Ex-vice catalão será cabeça de lista nas Europeias

O líder da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) e ex-vice-presidente catalão, Oriol Junqueras, a cumprir pena de prisão há mais de um ano pela convocatória do referendo catalão de um de Outubro de 2017, será o candidato da Aliança Livre Europeia (ALE) ao cargo de presidente da Comissão Europeia.

A ALE é um partido europeu constituído pelos principais partidos separatistas europeus, tendo estes chegado a acordo quanto a propor Junqueras como candidato nas próximas eleições Europeias, em Maio.

Será a primeira vez que a ALE apresenta um candidato próprio, dado que nas eleições anteriores tem apoiado candidatos que concorrem por partidos europeus com maior representatividade.

Junqueras será cabeça de lista em Espanha pela coligação independentista de esquerda formada pelos catalões ERC, os bascos Euskal Herria Bildu e o Bloco Nacionalista Galego.

Oriol Junqueras encontra-se em prisão preventiva desde Novembro de 2017 e é o principal acusado no julgamento dos líderes independentistas catalães, sendo que a acusação pede 25 anos de prisão e 25 de inibição política absoluta pelos delitos de rebelião e desfalque.

A acusação popular, da responsabilidade do partido de extrema-direita Vox, solicita 74 anos de cadeia e 20 anos de inibição absoluta tanto para cargos públicos como para quaisquer empregos na função pública e consideram que Junqueras é culpado por delitos de rebelião, desfalque e participação em organização criminosa.

Libertária com Sputnik

Leave a Reply

Your email address will not be published.