Masterclass de Horticultura Biológica com Isabel Mourão e Miguel Brito

Se em 2015 delirou com o sucesso Uma Horta em Casa da autoria de Isabel de Maria Mourão e Miguel Maria Brito, então certamente que irá aproveitar a oportunidade para conhecer os autores este Sábado, um de Junho, na Feira do Livro de Lisboa onde irão levar a cabo uma masterclass de horticultura biológica.

A aula de horticultura irá decorrer no espaço Autores Que Nos Unem do Grupo Porto Editora a partir das 11:30, onde estará em destaque a obra mais recente de ambos, A Minha Horta é Biológica, lançado em Fevereiro do corrente ano pela chancela Arte Plural Edições.

Se em 2015 Isabel Mourão e Miguel Brito fizeram furor a solo, unem agora esforços com a ilustradora Margarida Velez Fernandes para demonstrar que “todos podemos ter acesso a comida saudável, saborosa e ecológica, com uma horta biológica” que pode ser criada em casa ou inclusivamente numa varanda.

A obra cumpre a função de um manual a partir do qual pais, educadores e crianças possam aprender a criar uma horta biológica, mesmo que não disponham de uma quinta, neste volume “encontrarão tudo o que precisam de saber para conhecer as plantas, o solo e a biodiversidade; fazer a compostagem; planear e implementar uma horta; cuidar, colher e até preparar os alimentos! Encontrarão ainda 43 fichas de plantas hortícolas, ervas aromáticas e flores comestíveis, com todas as informações necessárias para crescerem viçosas e deliciosas.”

Os autores

Miguel Maria Brito é arquitecto paisagista, licenciado e mestre pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, tendo estudado também no Instituto de Arquitectura Paisagista e Planeamento Ambiental da Universidade Técnica de Berlim. Tem vindo a estudar a circunstância dos “espaços em aberto” da cidade de Lisboa e a sua oportunidade para a prática de horticultura urbana. Trabalhou em vários gabinetes de protejo e planeamento, e recentemente tem desempenhado funções nas áreas do design, da implementação e da formação em hortas urbanas, comunitárias e pedagógicas (em escolas).

Isabel de Maria Mourão é licenciada em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, mestre pela Universidade Bath e doutorada pela Universidade Reading, no Reino Unido. É professora coordenadora da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, desde 1997, onde iniciou em 2008 o curso de mestrado em Agricultura Biológica. É membro do Centro de Investigação de Montanha e foi presidente da Associação Portuguesa de Horticultura.

**

Flávio Gonçalves

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.