Adopta Uma Livraria, Antígona lança campanha de apoio a livrarias independentes!

A campanha dá pelo nome de Adopta Uma Livraria – 10 Dias 10 Livrarias, encontra-se a decorrer desde dia 14 e estará em vigor até 23 de Abril, Dia Mundial do Livro. A iniciativa parte da Antígona Editores Refractários e da chancela Orfeu Negro.

Numa altura em que o mercado livreiro padece com uma queda de vendas na ordem dos 83%, em que editoras cancelam edições, milhares de pessoas se encontram em “lay-off” ou sem trabalho e algumas gráficas cessaram de funcionar ao abrigo do Estado de Emergência – que considera como essencial apenas a impressão de órgãos de comunicação social – a Antígona lança uma campanha de apoio às livrarias independentes.

A iniciativa cobre quase todo o território nacional, incluindo livrarias independentes das cidades de Braga, Almada, Évora, Lisboa, Sines, Setúbal, Porto e Leiria. Cada livraria terá direito a um donativo correspondente a 30% do valor das vendas do dia que lhes será dedicado nas lojas virtuais da Antígona e da Orfeu Negro, nas palavras das próprias:

“30% do valor das compras que fizerem no nosso site (e no site da Orfeu Negro) vão direitinhos para várias livrarias independentes de eleição. Livrarias que mudam vidas, livreiras e livreiros que sugerem livros imperdíveis… e que queremos que abram portas já amanhã.”

Para participar nesta campanha, basta que ao efectuar a sua encomenda opte pela opção “Adopta uma livraria” no menu “Envio” no dia em que esteja em destaque a sua livraria de eleição.

Os dias e livrarias são os seguintes:

14 de Abril – 100ª Página (Braga)

15 de Abril – Escriba (Almada)

16 de Abril – Fonte de Letras (Évora)

17 de Abril – Ler Devagar (Lisboa)

18 de Abril – A Das Artes (Sines)

19 de Abril – Tigre de Papel (Lisboa)

20 de Abril – Culsete (Setúbal)

21 de Abril – Snob (Lisboa)

22 de Abril – Flâneur (Porto)

23 de Abril – Arquivo (Leiria)

A Antígona apoda a iniciativa de “pequeno gesto de resistência” ao qual espera “somar outros nos próximos tempos, abrangendo cada vez mais livrarias independentes.”

Juntando o nosso apelo ao da editora:

“Leitor alerta, livraria aberta! Juntem-se a esta iniciativa: acompanhem a livraria do dia no Facebook, no Instagram e no Twitter.”

https://www.facebook.com/AntigonaEditoresRefractarios/
https://www.instagram.com/antigona.editores.refractarios/
https://twitter.com/antigonaeditora

Flávio Gonçalves

Leave a Reply

Your email address will not be published.